Atenção faça os testes usando uma máquina virtual ou um pc que não tenha utilidade
Aí galera venho falar para vocês sobre o Chrome OS, o sistema operacional da Google, acabei de instalar ele no meu pen-drive e já estou utilizando, a propósito estou escrevendo este post nele.
Eu estava empolgado para comprar um chromebook, mas aí como sistema é open source resolvi pesquisar e achei uma iso, então resolvi testar o ditocujo. O sistema é bem simples como de costume da Google, ele na verdade é uma tela com o chrome instalado e mais nada, não existe a pasta “Meus documentos”, “Computador”, “Painel de Controle”, “Acessórios” ou qualquer outra pasta ou aplicativo que você possa imaginar, a única pasta que existe é a “Files” e dentro dela a pasta Downloads e Google Drive é meus amigos, é simplesmente o chrome e os aplicativos que você instalar e visualizadores (imagem, audio e video), mas só conseguir ver imagens, arquivos mp3 são reconhecidos, mas não consegui reproduzir, nem pdf da pra ver, só baixando algum aplicativo ou pelo gmail.
A sistema que estou utilizando na verdade é o Chromium (a versão open source do Chrome OS), no chromium, os plugins do flash e do pdf reader que já vem integrado ao chrome, não vêm habilitados mas a comunidade já achou um maneira de habilitá-los, veja aqui.
O Chromium OSe o Chrome OS, são sistemas diferentes neste link da pra ver a diferença entre eles, basicamente um da mais trabalho que o outro para configurar, mas fazem a mesma coisas.
A instalação do Chrome OS no pc é bem simples veja aqui o passo a passo: http://chromeos.hexxeh.net/.
Você vai precisar de um pen-drive de 4Gb e depois de copiado a ISO é só dar boot no pc via usb, no link acima você também acha as imagens para VMWare e Virtualbox.
Agora deixo pra vocês uns prints